O studium . creative studium é o vencedor do prémio INOVAÇÃO e do prémio MASTER – N41º Arquétipo 2023 com o projeto PEG.GO

http://www.norte41.org/premio_arquetipo_2022_23-819133.html: Prémio Arquétipo 2023

O arquiteto Sérgio Miguel Teixeira Magalhães é o vencedor da 3.ª edição do Prémio Arquétipo – INOVAÇÃO N41º e do prémio MASTER. Este galardão lançado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos tem como objetivo promover aproximação dos Arquitetos à Indústria.

Uma divisória para escritório que integra cartão e burel, é o vencedor da 3.ª edição do Prémio Inovação N41º do Prémio Arquétipo, anunciou a Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN). O Prémio Arquétipo, que conta com o apoio do Ministério da Economia, tem como objetivo promover a aproximação entre a Indústria da construção e os Arquitetos, procurando ideias com aplicabilidade direta no sector da construção. O prémio teve como parceiras as empresas Arch-Valadares e JJTeixeira que desde o início estiveram recetivas a propostas para novos produtos, novas técnicas ou novos conceitos que dessem resposta às necessidades e tendências do sector, permitindo a sua dinamização e valorização. O arquiteto Sérgio Magalhães recebe um prémio de 2.500€, tem agora a possibilidade de se juntar à equipa de I&D da empresa e estudar o potencial de produção e adaptabilidade das suas soluções. O Prémio Master N41º – AGEAS, que inclui um prémio de 6000€ e a criação de um protótipo da ideia escolhida, vai ser conhecido em setembro, numa cerimónia que deverá contar com a presença do Ministro da Economia.

Lista dos premiados:
Prémio Inovação JJ Teixeira – Sérgio Magalhães – Sistema PEG.GO


O Júri constata que a proposta vencedora recorre aos materiais propostos pela empresa JJ Teixeira e sistematiza todo o processo construtivo, demonstrando as múltiplas possibilidades de conjugação das peças, revelando versatilidade e flexibilidade, permitindo ao utilizador personalizar os espaços através da variedade de soluções que o sistema idealizado permite. O estudo do processo construtivo é igualmente revelador da exequibilidade da solução. O júri salientou ainda a intemporalidade da solução e que a identidade do produto justifica o nome que lhe é atribuído – PEG.GO.

Equipa: Sérgio Magalhães – Arquiteto
Catarina Rodrigues – Diretora criativa
Tiago Nogueira – Gestor criativo

Extrato da memória descritiva:

«O PEG.GO, produto inspirado no peg board, é um sistema verdadeiramente multifuncional do qual qualquer utilizador poderá tirar o melhor proveito possível, apropriando-se da sua capacidade de transformação e adaptação às necessidades num determinado período ou espaço físico. O PEG.GO é uma forma eficaz de reconfigurar espaços, de forma quase imediata, sem que para isso seja necessário mais do que um esquema de montagem e a criatividade. Os próprios utilizadores são convidados a definir a estrutura formal ideal, com autonomia, e sem necessitarem de apoio técnico profissional, que inclua instaladores ou obras.

O próprio nome do produto reflete aquilo que ele significa, um peg (PEG) board pronto para ser ativado/alterado/adaptado (GO) – PEG.GO, o aliado perfeito para espaços de trabalho como escritórios, universidades, bibliotecas, museus, cafés, espaços cowork, entre outros.

Criado a partir da lógica da construção baseada em encaixe e junções típicos da carpintaria japonesa, as estruturas (de pequena e grande dimensões) são montadas a partir de entalhes e ranhuras evitando ao máximo a utilização indiferenciada de parafusos e outras técnicas de impacto relevante no custo, mão de obra e produção da solução. (…)»