Participação do studium no concurso para a identidade gráfica de novo projeto editorial, lançado pela Ágora, com apresentação de portfólio.
(…)
A posição da minha equipa na apresentação da proposta, passa
por equilibrar os fatores de reconhecimento genérico, com os
fatores de inovação e integração das novas políticas culturais
e sociais de comunicação. O objetivo é chegar a diferentes
públicos através de um sistema de comunicação, que permite
o reconhecimento imediato, através de simbologias visuais
universais como tipografia, hierarquia e cor, e que se tornarão
nos elementos chave da leitura e organização da Agenda Porto.
Paralelamente, e porque a nossa posição é crítica, será
elaborado um processo de análise e intervenção sobre os
paradigmas de comunicação, através da ambivalência estratégia
print-digital, de forma a garantir redundância entre os dois
meios, formalizando o potencial desta realidade complementar.
O que proponho, mais do que uma identidade e um layout
formal, é uma abordagem crítica, personalizada, tanto quanto
disponível às reais necessidades de comunicação da cidade
do Porto.
Catarina Rodrigues,
diretora criativa