O redesenho da identidade visual da Oliva coincide com a mudança da sua loja para o Mercado do Bolhão - um momento de grande viragem para a marca. Este passo evidencia a oportunidade de atualizar a identidade visual que, embora reconhecível, oferece um conjunto de oportunidades de desenvolvimento, nomeadamente a capacidade de adaptação a diferentes suportes de comunicação.


O conceito principal foca-se na relação indissociável entre a oliveira e a sua folha, sendo esta última a estrutura geométrica base para o desenvolvimento do logótipo.
O desenho da identidade passa pela personalização do descritivo "Oliva", criado desde a forma alongada da folha de oliveira, forma essa que permite uma regularização da métrica de construção do nome da marca. A identidade gráfica Oliva procura posicionar a marca num patamar high-end através da conjugação de cores sóbrias e elegantes e tipografia cuidada, ainda que com raízes industriais bem presentes. Assim, a personalização do logótipo posiciona a identidade num patamar de exclusividade e unicidade, sendo o toolkit adjacente um complemento e um reforço do posicionamento da marca. Este toolkit (paleta cromática, tipografia e direção de arte fotográfica) permite à identidade uma expressão mais vincada (valorizando a componente industrial), sem fugir ao posicionamento e ao público-alvo pretendido.

