Identidade Visual

O redesenho da identidade Nogueira e Ribeiro surge como uma oportunidade de não só evoluir a identidade visual como também criar novas bases de comunicação da marca, através de argumentos inovadores que potenciam a comunicação tanto nacional como internacional.

A evolução da identidade visual Nogueira e Ribeiro acontece a dois níveis: gráfico e de marca. Os argumentos gráficos da nova direção de arte estão diretamente relacionados com o aço, tanto na robustez das formas como nos tons de cor utilizados.
Já a nível de marca, é criada uma designação que potencia a mensagem da Nogueira e Ribeiro, destacando-a no mercado e criando bases para comunicação internacional.
Adicionalmente é também trabalhado o website, que evolui para se tornar numa ferramenta de trabalho e de consulta para clientes e trabalhadores.
É com todos estes elementos que é consolidada a identidade visual Nogueira e Ribeiro, com novos canais de comunicação, ferramentas de trabalho e novos argumentos de marca.

is a project by studium . creative studio, the result of a selection and ambition of a multidisciplinary and complementary team, dedicated to the development of architecture, communication design and product design projects. Focused on the process and its irrefutability, studium is guided by its mojo, an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity, a mojo that defines the way we design a career in the studio. Architects and designers aligned by a methodology and disciplined practice, known as Methodological System, in an environment characterized by a constant critic of the models of developing project. 

studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialized development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

Dossier de Potenciação Imobiliária

O Dossier de Potenciação Imobiliária Triplace funciona como um showcase interativo de um potencial uso para um espaço de escritórios na Rua Manuel Pinto de Azevedo.

Através de uma narrativa conceptual, o projeto para o espaço é apresentado em todas as suas vertentes, desde os aspetos técnicos, como quadros de áreas e organogramas, a visualizações do espaço, através de desenhos esquemáticos e renders.
Pensado para uma experiência imersiva, a navegação do site é feita através de seções que ocupam a totalidade do ecrã do utilizador, permitindo foco total em cada secção de conteúdo apresentado.
Adicionalmente, e tirando proveito das possibilidades do meio digital, é adicionada uma camada de interatividade que permite ao utilizador conhecer em grande pormenor todos os detalhes do projeto, desde o conceito que estrutura a proposta a zonas de interesse específico no edifício ou nas plantas.
Na Triplace são utilizados tons de laranja para a paleta cromática, refletindo assim o caráter humanizado e relacional deste projeto, cujas bases assentam na criação de um espaço dinâmico, polivalente e capaz de oferecer aos seus utilizadores uma experiência tanto de conforto como de alta performance em ambiente de trabalho.
Já a direção de arte fotográfica, das imagens que acompanham a narrativa de arquitectura, é focada em reforçar a ideia da pluralidade de actividades, das várias utilizações do espaço e da alternância entre descanso e trabalho.

is a project by studium . creative studio, the result of a selection and ambition of a multidisciplinary and complementary team, dedicated to the development of architecture, communication design and product design projects. Focused on the process and its irrefutability, studium is guided by its mojo, an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity, a mojo that defines the way we design a career in the studio. Architects and designers aligned by a methodology and disciplined practice, known as Methodological System, in an environment characterized by a constant critic of the models of developing project. 

studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialized development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

App SAMS SBN

The SAMS SBN App presents itself as a new solution, convenient and accessible to all SAMS users and beneficiaries. In this way, everyone can enjoy the services provided by this institution.

The project started from the need for the brand to grow and adapt to the digital environment, in particular by integrating with new digital tools such as the app.

For that reason, the aim was to make it as simple, accessible and personal as possible, while creating a new foundation for communication, art direction and the brand toolkit.

Visually, the app is very progressive and at the same time familiar. All the elements of the layout have been designed to ensure comfortable viewing and reading. There is a home page from which you can access the main pages and functions of the app. The navbar, which is always present, makes it easy to navigate to the relevant pages.

The conceived version is just a starting point for this tool and will evolve and naturally integrate new pages and features as the brand evolves.

is a project by studium . creative studio, the result of a selection and ambition of a multidisciplinary and complementary team, dedicated to the development of architecture, communication design and product design projects. Focused on the process and its irrefutability, studium is guided by its mojo, an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity, a mojo that defines the way we design a career in the studio. Architects and designers aligned by a methodology and disciplined practice, known as Methodological System, in an environment characterised by a constant critic of the models of developing project. 

studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialised development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

Website 2023

The MONSTRUKTOR website is a 6 years old personal website, where the author Sérgio Miguel Magalhães shares his vision through text, drawing and photography, presenting his personal approach onto daily life, and also presenting his academic work.

The new version of this platform has been designed with accessibility, minimalism and simplification, in mind.

Content from two distinct profiles of the author are uploaded onto this platform. The main purpose of this update is to be more intentional with this division and split the two types of posts into different pages.

FIELD

the vision of the author through a carefree lens, casual posts without any restrictions. 

PRACTICE

sharing of the author’s academic practice as long-form reading documents. 

This division is further amplified by the use of two very distinct shapes and fonts for each one : Circle, Arial vs Square, Times New Roman.

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studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialised development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

Website 2023

The AMMP website works as a platform for presenting the agency’s portfolio of brands, as well as its services and skills. In 2023 the platform was updated in order to make it more user friendly, and also to provide a simplification to the website’s content.

The aim of the website update is to restructure and simplify the platform into a future-proof, easy-to-maintain and high-performance approach.

Structurally, the website works as a single page divided into sections:

Banner – linking to the ‘info’ section below – featuring one of four background animations and the brand’s motto;

Cases – a vertically split section, with a scrolling list of projects on the left and a featured image of the selected project on the right;

Info – an informative text section about services, skills and team members.

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studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialised development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

Website 2023

studium’s website main focus is to showcase its portfolio, as well as present its personality, values and motto

This update focused not only on the website art direction, but above all on an approach that guarantees its longevity and ease of maintenance, through current practices that represent a perspective of optimisation and performance.

The visual design of the website is quite crude, minimalist and pragmatic. This allows the different projects presented to stand out, breathe and coexist independently.

In order to facilitate the immediate consultation of the archive, the projects are organised according to color coded tags of the fields of interest and are presented as a list that enables the visualisation of a wide range of projects per page.

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AMMP – brand and management agency
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PTMade – production house

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Proposta Evento 2023

A transformação do fecho do ciclo dos 10 anos do evento, numa oportunidade de evolução da direção de arte e das ferramentas digitais, é o grande argumento deste projeto. Através da estratégia criativa e da linguagem visual renovada, o evento ganha um novo ímpeto, capaz de se direcionar e adaptar aos diferentes momentos de comunicação do evento. São propostas soluções flexíveis, focadas exclusivamente no público alvo bem como na necessidade de desenvolver plataformas de utilização intuitiva e simplificada. A partir dos meios, criar eixos de inovação.

A diferenciação da marca PVC acontece entre dois motivos diferentes: a marca (institucional, permanente, estável) e o evento (atividade, ocasional, cíclico). Um elemento de especial importância é a grelha, que por um lado serve de base para a criação dos suportes de comunicação e por outro reforça a flexibilidade da estratégia criativa.
A tipografia é também um dos elementos de distinção entre o contexto marca (institucional), tendo uma leitura mais pesada, através da utilização preferencial de maiúsculas. Já o contexto evento (atividade) absorve uma leitura mais leve e dinâmica, através da utilização preferencial de minúsculas.
A comunicação da marca reflete uma proximidade com o público alvo através da aplicação do sistema de identidade visual aos suportes de comunicação do evento.

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AMMP – brand and management agency
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Website

The existence of the new Oliva Bolhão store as a new physical space for the brand, encourages its adaptation and its parallel positioning to the digital environment, namely from a personalised website, a place to call home.

The new website foresees the use of the conceptual and graphic bases developed for the brand’s visual identity, and its adaptation to the digital environment.

It presents a homepage separated in 03 sections of interest (presentation, catalogue, communication) allowing the user to easily access to the different pages of the platform.

The presentation and demonstration of the brand’s concept, as well as its product catalogue, are highlighted, with pages reserved for each of these themes. The conceptual approach and art direction of the website is based on the coexistence of geometric shapes with natural photographic elements.

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AMMP – brand and management agency
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Identidade Visual

The redesign of the Oliva & Co. coincides with the relocation for Mercado do Bolhão. This turning point for the brand reinforces the need to update the visual identity, and for it to become capable of adapting to different media and communication supports.

The main concept focuses on the inseparable relationship between the olive tree and its leaf, the later being the basic geometric structure for the development of the logotype.

The design of the identity involves the customisation of the description “Oliva”, created from the elongated shape of the olive leaf, a form that allows for a regularisation of the metrics for the construction of the brand’s name. The Oliva graphic identity seeks to position the brand on a high-end level through the combination of sober and elegant colours and carefully though typography, although with very present industrial roots. Thus, the customisation of the logo places the identity on a level of exclusivity and uniqueness, with the adjacent toolkit being a complement and reinforcement of the brand’s positioning. This toolkit (colour palette, typography and photographic art direction) allows the identity a more pronounced expression (valuing the industrial component), without escaping the positioning and the intended target audience.

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AMMP – brand and management agency
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Website

Olicargo is a transport and logistics company with a wide range of services and worldwide coverage, supported by a network of global partners, that moves goods by land, sea and air. In the context of the company’s 35th anniversary celebrations, the studium presents the communication strategy and design of Olicargo’s new website.

The website presents the concept of a logistics city, with great visibility in the different banners, where individual illustrations become a visual highlight.

This communication element is one of the most visible and important asset dedicated to the communication strategy, art direction and materialisation of the tool. The website is, by itself a way to promote Olicargo’s services, but mostly it is a demonstration of the visual language that must be evolutive, bold and coherent, able to define the brand’s 35 years.

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Suportes de Comunicação

The communication of SACV (Angiology and Vascular Surgery Service), one of São João Hospital’s services, was developed in order to ensure the standardization of all communication materials of the service.

As there cannot be a visual identity, due to hierarchical relationships with the visual identity of the Hospital de São João, a simple graphic system that unifies communication is proposed. This communication system is based on the simple premise of the representation of the “V” of vascular, through a visual simplification of the form. In this simplification, composed of two intersecting bands, the area where they overlap is highlighted through different chromatic intensities, as if it were a prism. This representation, associated with the blue colour that permeates all the supports, is directly linked to the idea of veins that cross and that, when referring to venous blood, are represented through the colour.

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Direção de arte Revista ACV

A revisão do layout base da revista ACV tem como principal objetivo melhorar a integração da publicação no panorama médico mundial, aproximando-a dos seus pares.

Além da aproximação aos seus pares, são feitos vários ajustes ao desenho da revista que visam um melhor acesso à informação e uma experiência de utilização elevada e adaptada completamente ao meio digital. Esta experiência é atingida através da utilização de hiperlinks, caixas de cor e de um layout mais condensado.

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studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
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Evento 2022

Por ocasião do 10º aniversário do Porto Vascular Conference é desenvolvida uma nova imagem gráfica com um carácter disruptor e que, ainda assim, se mantém fortemente alicerçado nos princípios gráficos que caracterizam o PVC e que o tornam imediatamente reconhecível ano após ano.

Esta intervenção foca-se sobretudo numa reinterpretação do traço. Este elemento gráfico, utilizado anteriormente como um elemento utilitário e muitas vezes associado ao destaque de informações relevantes, é agora recontextualizado. A nova imagem gráfica do evento assume o traço azul como motivo principal. 

Assim, este interage com diferentes tipos de textura e inverte a dinâmica cromática do PVC. Enquanto que nas edições anteriores o vermelho era a cor principal, agora o azul ganha protagonismo, afirmando esta edição como um momento de diferença e de celebração.

Pela ocasião do 10º aniversário do evento foi também desenvolvido um livro comemorativo, que junta testemunhos e documentação dos eventos e da comunidade científica.

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studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialized development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

Direção de Arte

O projeto centra-se no desenvolvimento da direção de arte e respetivos suportes de comunicação temáticos para a MASS Perfumarias.

A direção de arte MASS foca-se sobretudo em dois aspetos principais: a comunicação de campanhas e a comunicação de mensagem de marca. Assim, todos os elementos estabelecidos para o toolkit da MASS Perfumarias são pensados para garantir uma comunicação versátil tanto a nível de mensagem como a nível de comunicação temática e de produto, garantindo clareza de discurso, dinamismo e reconhecimento através de todos os suportes temáticos.

MASS Perfumarias . Direção de Arte is a project by studium . creative studio, the result of a selection and ambition of a multidisciplinary and complementary team, dedicated to the development of architecture, communication design and product design projects. Focused on the process and its irrefutability, studium is guided by its mojo, an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity, a mojo that defines the way we design a career in the studio. Architects and designers aligned by a methodology and disciplined practice, known as Methodological System, in an environment characterized by a constant critic of the models of developing project. 

studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialized development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

Catálogo 2021

FRICON . Catálogo 2021 by studium . creative studio

FRICON é uma empresa especializada na criação, desenvolvimento, produção e comercialização de equipamentos de refrigeração e congelação, câmaras de congelação de gelados e frigoríficos de bebidas. A proposta studium passa pelo desenvolvimento da paginação dos catálogos de produto para 2021, utilizando como base o catálogo de 2020 anteriormente paginado.

O catálogo de 2021 segue a abordagem e direção de arte definida para o catálogo de 2020. O ano de 2021 assinala também os 45 anos da FRICON, pelo que esse momento serviu de mote a uma nova interpretação do desenho da capa do catálogo, evoluindo a direção de arte existente. A luz é o principal argumento para a comunicação gráfica e é explorada segundo uma perspetiva figurativa e focada  na mensagem comemorativa.

A materialização da comemoração é representada pela criação de uma badana adicional, um prolongamento da contracapa que, através de uma dobragem e encaixe exterior, garantem um novo nível de interação e leitura não existente na versão anterior. Esta badana, quando aberta, revela uma secção que permite a inserção de um texto comemorativo que assinala a data e permite ao leitor um elevado nível de imersão.

studium . estúdio criativo resulta da seleção e ambição de uma equipa multidisciplinar e complementar, dedicada ao desenvolvimento de projetos de arquitetura, design de comunicação e design de produto. Focado no processo e na sua irrefutabilidade, o studium guia-se pelo mote an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity, mote esse que define a forma como se desenha uma carreira no estúdio. Arquitetos e designers alinhados por uma metodologia e prática disciplinada, a que chamamos de Sistema Metodológico, num ambiente caracterizado pela constante crítica aos modelos de fazer projeto.

O studium relaciona-se com outras entidades complementares, intrinsecamente ligadas à visão interpolada da prática criativa:

AMMP – agência de marca e gestão
e
PTMade – produtora

Estes dois braços do studium são veículos de desenvolvimento especializado, relacionados com a crítica a cada projeto e ao ecossistema de criação de conteúdo. Desta forma proporcionamos uma leitura completa dos sistemas de comunicação e de produção criativa. Este é um ecossistema que unifica a estratégia, a crítica e o resultado.

Design de Interiores

A participação studium no Concéntrico 08 é uma dupla intervenção na Quinta do Seixo e na Viña Lanciano. É criada uma viagem entre dois lugares e dois tempos através de um percurso monumental que evoca o classicismo.

Uma reflexão sobre a contemporaneidade, ancorada na percepção dos pecados e virtudes clássicos. Uma representação simbólica dos princípios morais através do material e da matéria como substâncias de crítica. Vinho e consumismo como condições e desvios. Um dispositivo de viagem que permite uma conexão entre o presente e o passado. A narrativa metafórica sobre como nos tempos clássicos o vinho era a forma de escapar à realidade e navegar na loucura, e como o culto popular do consumismo proporciona o mesmo estado de embriaguez à humanidade.

The Moral of Virtues and Sins is a project by studium . creative studio, the result of a selection and ambition of a multidisciplinary and complementary team, dedicated to the development of architecture, communication design and product design projects. Focused on the process and its irrefutability, studium is guided by its mojo, an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity, a mojo that defines the way we design a career in the studio. Architects and designers aligned by a methodology and disciplined practice, known as Methodological System, in an environment characterized by a constant critic of the models of developing project. 

studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialized development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

Concéntrico

A participação studium no Concéntrico 08 é uma dupla intervenção na Quinta do Seixo e na Viña Lanciano. É criada uma viagem entre dois lugares e dois tempos através de um percurso monumental que evoca o classicismo.

Uma reflexão sobre a contemporaneidade, ancorada na percepção dos pecados e virtudes clássicos. Uma representação simbólica dos princípios morais através do material e da matéria como substâncias de crítica. Vinho e consumismo como condições e desvios. Um dispositivo de viagem que permite uma conexão entre o presente e o passado. A narrativa metafórica sobre como nos tempos clássicos o vinho era a forma de escapar à realidade e navegar na loucura, e como o culto popular do consumismo proporciona o mesmo estado de embriaguez à humanidade.

The Moral of Virtues and Sins is a project by studium . creative studio, the result of a selection and ambition of a multidisciplinary and complementary team, dedicated to the development of architecture, communication design and product design projects. Focused on the process and its irrefutability, studium is guided by its mojo, an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity, a mojo that defines the way we design a career in the studio. Architects and designers aligned by a methodology and disciplined practice, known as Methodological System, in an environment characterized by a constant critic of the models of developing project. 

studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialized development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

Plataforma

SPACV . Congresso 20 Anos por studium . estúdio criativo:

O 20º Congresso da SPACV, pelo seu cariz especial, é o momento ideal para a introdução de uma nova direção de arte para a Sociedade. Por marcar os 20 anos, é assumido como um momento único na linha dos eventos anuais.

Devido à pandemia do COVID-19, o Congresso foi adiado para 2021. No seu lugar realizou-se, no entanto, um webinar para assinalar a data. Isto obrigou a um reposicionamento do evento físico, que passou a ser assumidamente a celebração dos 20 anos da Sociedade.
O Congresso dos 20 Anos SPACV é assumido, por isso, como um momento pontual e isolado em todas as edições do Congresso, marcando um ponto de viragem, uma nova abordagem e o começo de uma nova fase na vida da SPACV.
A linguagem gráfica caracteriza-se pelo equilíbrio entre a nova proposta de direção de arte e a comunicação estabelecida pela SPACV entre 2017 e 2019, de forma a aligeirar as mudanças e habituar os associados a uma nova imagem.
Este equilíbrio leva à abertura das possibilidades comunicativas, permitindo a diferenciação entre comunicação institucional e comunicação específica de certos eventos.

SPACV . Congresso 20 Anos é um projeto studium . estúdio criativo, que resulta da seleção e ambição de uma equipa multidisciplinar e complementar, dedicada ao desenvolvimento de projetos de arquitetura, design de comunicação e design de produto. Focado no processo e na sua irrefutabilidade, o studium guia-se pelo mote an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity, mote esse que define a forma como se desenha uma carreira no estúdio. Arquitetos e designers alinhados por uma metodologia e prática disciplinada, a que chamamos de Sistema Metodológico, num ambiente caracterizado pela constante crítica aos modelos de fazer projeto.

O studium relaciona-se com outras entidades complementares, intrinsecamente ligadas à visão interpolada da prática criativa:

AMMP – agência de marca e gestão
e
PTMade – produtora

Estes dois braços do studium são veículos de desenvolvimento especializado, relacionados com a crítica a cada projeto e ao ecossistema de criação de conteúdo. Desta forma proporcionamos uma leitura completa dos sistemas de comunicação e de produção criativa. Este é um ecossistema que unifica a estratégia, a crítica e o resultado.

Plano de Atividades 2022

COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação é uma associação privada sem fins lucrativos constituída em Abril de 2003 na sequência de uma iniciativa do então Presidente da República PortuguesaJorge Sampaio. Esta iniciativa teve o apoio do Primeiro-Ministro e recebeu a adesão de um conjunto de empresas cujo valor acrescentado bruto global representava, em 2002, cerca de 18% do PIB nacional. Desde o início da sua actividade que o cargo de Presidente da Assembleia-Geral é ocupado pelo Presidente da República em exercício.

Com a missão de «promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país», a COTEC conta com o apoio dos seus Associados e das instituições do Sistema Nacional de Inovação (SNI) para a concretização dos seus objectivos, através da realização de iniciativas em várias áreas.

studium . é o estúdio criativo focado na interpolação de áreas como arquitetura, design de comunicação e produto. Com base no Porto, é um espaço com uma forte componente criativa e autoral. É a casa do Sérgio Miguel Magalhães, uma das mentes mais proeminentes do nosso tempo, com múltiplos e originais projetos em arquitetura, design gráfico, design web, design de produto, fotografia e literatura. O Sérgio é também um ávido estruturalista, evoluindo constantemente a sua forma unificadora e específica de criação de conteúdo criativo a que chama de Sistema Metodológico.

O studium resulta da seleção e ambição de uma equipa profissional multidisciplinar e complementar que se dedica ao desenvolvimento de projetos focados no mote an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity. Arquitetos e designers alinhados por uma metodologia e prática disciplinada, altamente competente num ambiente caracterizado pela constante crítica aos modelos tradicionais de fazer projeto.

Sinalética Edifício Liga Portugal

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema de sinalética para a nova sede da Liga Portugal. Tendo como ponto de partida o projeto de arquitetura para o espaço, a proposta studium apresenta-se como um sistema simples, identificável e, acima de tudo, em total uníssono com o edifício, acrescentando-lhe novas camadas de comunicação.

São propostas três peças de sinalética base : o expositor vertical, a peça de parede e a placa de sala. Cada uma destas peças representa uma escala de intervenção, grande média e pequena.

O expositor vertical, de grande escala, é baseado no hexágono como motivo gráfico e conjuga diferentes tipos de transparência e cor para comunicar os espaços e identificar os pisos do edifício.

A peça de parede, de média escala, trabalha diferentes jogos de luz para comunicar, interagindo com o espaço em redor através de contrastes entre luz e sombra.

Por último, a placa de sala, de pequena escala,  identifica espaços concretos, sendo portanto a peça mais simplificada de todo o sistema.

A junção destes três elementos é essencial para a navegação no espaço e comunica uma narrativa fortemente apoiada no desenho do edifício, potenciando a experiência de qualquer visitante dentro do espaço.

studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialized development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.