Identidade visual + website

O projeto consiste na procura de uma assinatura visual, uma representação da pessoa, e não de uma marca. Um símbolo visual que identifique o Fernando enquanto analista. Esta assinatura digital é implementada em diversos suportes de comunicação digital e afirma-se como a representação do analista, absorvendo todas as premissas de direção de arte e linguagem visual, numa expressão que toma como inspiração a imagética do Human Design.
Estes objetivos de comunicação são atingidos também através de um website que oferece a experiência leve, de tela contínua e que reforça a confiança com o público-alvo.

A identidade visual para o Fernando Cruz é utilizada em dois meios de comunicação principais: o website, ferramenta principal, e as redes sociais, que procuram direcionar novos clientes para o site. Assim, é desenvolvida uma assinatura e um ícone, utilizado em formatos reduzidos (imagem de perfil nas redes sociais, por exemplo).
A assinatura é dinâmica e em constante movimento, expandindo-se e contraindo-se, num movimento de oscilação subtil que evoca a leveza do desenho do website, pensado para uma experiência fluída e contínua.
O ícone é uma representação visual simplificada da identidade visual e é composto por diferentes camadas com vários níveis de significado. Este elemento serve como um dístico ou um emblema, vive da sua expressão gráfica imperfeita, orgânica — uma analogia para a natureza do Ser e para a viagem em direção à essência de cada um.
Cromaticamente, a identidade é pontuada por uma paleta composta por tons neutros que sugerem tranquilidade, equilíbrio e por uma cor de destaque, que evoca subtilmente a cor do 7º chakra (rosa/roxo), associado à integração da dimensão física, mental, emocional e espiritual de um indivíduo.

is a project by studium . creative studio, the result of a selection and ambition of a multidisciplinary and complementary team, dedicated to the development of architecture, communication design and product design projects. Focused on the process and its irrefutability, studium is guided by its mojo, an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity, a mojo that defines the way we design a career in the studio. Architects and designers aligned by a methodology and disciplined practice, known as Methodological System, in an environment characterized by a constant critic of the models of developing project. 

studium is related with two other complementary entities, intrinsically linked to the interpolated vision of the creative practice:

AMMP – brand and management agency
and
PTMade – production house

These two arms are specialized development paths, related to the critique of each project and the content creation ecosystem. This way, we provide a complete approach to the communication and creative production systems. This is an ecosystem that unifies strategy, criticism and results.

Dashboard

Dashboard Studium por studium . estúdio criativo

O dashboard é uma ferramenta que apresenta os indicadores mais relevantes no desenvolvimento dos projetos studium. A integração de gráficos e outras informações sistematizadas permitem uma leitura imediata ao utilizador.

É uma ferramenta que permite a gestão interna e a monitorização diária dos objetivos relacionados com cada um dos projetos em causa.

Foi desenvolvida uma análise e crítica ao desenho existente e foram assim propostas evoluções do desenho, da experiência e mais importante, da funcionalidade.

Dashboard Studium por studium . estúdio criativo

studium . é o estúdio criativo focado na interpolação de áreas como arquitetura, design de comunicação e produto. Com base no Porto, é um espaço com uma forte componente criativa e autoral. É a casa do Sérgio Miguel Magalhães, uma das mentes mais proeminentes do nosso tempo, com múltiplos e originais projetos em arquitetura, design gráfico, design web, design de produto, fotografia e literatura. O Sérgio é também um ávido estruturalista, evoluindo constantemente a sua forma unificadora e específica de criação de conteúdo criativo a que chama de Sistema Metodológico.

O studium resulta da seleção e ambição de uma equipa profissional multidisciplinar e complementar que se dedica ao desenvolvimento de projetos focados no mote an assertive blend of rigorous vision, passion and oddity. Arquitetos e designers alinhados por uma metodologia e prática disciplinada, altamente competente num ambiente caracterizado pela constante crítica aos modelos tradicionais de fazer projeto.

O studium gerou base para dois projetos complementares, intrinsecamente ligados à visão interpolada da prática criativa :

AMMP – brand and management agency
e
PTMade – production house

Estes dois braços do studium são veículos de desenvolvimento especializado relacionados com a crítica a cada projeto e ao ecossistema de criação de conteúdo. Desta forma proporcionamos uma leitura completa dos sistemas de comunicação e de de produção criativa. Um processo completo, um ecossistema que unifica a estratégia, a crítica e o resultado.

marca 1para1

O 1para1 apresenta-se como um dos mais disruptivos conceitos de comunicação que a agência forneceu ao estúdio até hoje, aliando a sua função de farmácia com um cruzamento entre uma loja online e uma plataforma de serviço de distribuição porta-a-porta. Realçando o facto inquestionável de ser simultaneamente um novo serviço, um produto para o consumidor e um produto como serviço para a farmácia física. O nome é simples, sucinto e explícito, direto e de fácil compreensão, à semelhança da interação que promove com a seu público universal.

Há uma relação direta entre quem precisa e a marca, a entidade que auxilia.
Esta proximidade está na base da criação de todos os elementos, tornando este projeto num complexo — em especial a identidade gráfica —, impondo uma flexibilidade universal de elementos entre a clareza das formas, a diferença entre elas e o espaço regular que sobra para usar, criando esta linguagem única.

A estratégia criada à volta da marca amplifica a comunicação e enaltece os valores principais da marca, como comodidade, a resposta imediata e a possibilidade de escolhas que a diversidade de produtos permite.

O 1para1 apresenta como seus principais fatores de distinção, a rapidez e agilidade do alcance na entrega dos seus produtos. Este é o serviço que é mais do que uma loja online, é também uma extensão das próprias farmácias e, permitindo-lhes criar uma empatia muito particular com o consumidor e chegar a diferentes públicos-alvo. Esta gama mais ampla de segmentação é personificada na estratégia da marca pela criação das 04 personagens da marca.

Publicação Fábrica de Cervejas Portuense e Nortada . 5/5

A história à volta da história
Daquilo que existe no projeto Fábrica de Cervejas Portuense e Nortada® conhecemos parte, porque apenas uma parte vos é mostrada. O todo, esse engloba mil e um desenhos: as marcas, as identidades, o espaço, os conceitos de comunicação, as intenções, os desenhos técnicos e ainda a tenacidade do autor studium®.

O anexo é o quinto capítulo desta viagem, um desfrute do método, da inspiração e acima de tudo, das certezas que dão o devido corpo a este projeto. Obrigado por nos seguir.

Publicação Fábrica de Cervejas Portuense e Nortada . 4/5

A comunicação de marcas
Fazer falar, fazer comunicar. Exponenciar, exprimir, trazer para o universo de duas marcas as suas realidades e mais ainda, aquela que nasce quando elas se cruzam. É isso mesmo que este fascículo representa : a versatilidade e a escala deste projeto que até na forma como se expõe, mostra a sua genuinidade.
Dizer é o quarto capítulo desta viagem, o momento em que as intenções passam à prática e as marcas comunicam nos mais variados meios e suportes. Uma relação direta entre criar e expôr. Disfrutem.

Publicação Fábrica de Cervejas Portuense e Nortada . 3/5

As identidades
Como é que desenhamos duas entidades completamente diferentes, que almejam objetivos complementares? Mostramo-vos tudo; desde o momento em que decidimos a nossa abordagem até à materialização da marca enquanto resultado visual.
Ver é o terceiro capítulo desta viagem, aquele que descobre o poder do compromisso e intemporalidade. Disfrutem.

Identidade #02

Uma quantidade infinita de oportunidades de agarrar e pensar nos objetos de uma forma interpretativa, nova, modular, material ou outra qualquer solução. A hora é agora. A hora de nos mostrarmos claramente, de forma brilhante e equilibrada. Depois de anos de teste, prototipagem, desenho e pesquisa, a nossa oportunidade está aqui.

Embarca na nossa segunda versão de uma forma infinita de comunicar (nunca se esqueçam “a mão. a mão. a mente. o corpo…o suporte supremo e a identidade eterna.” @ studium the entity & the eternal brand) e descubram as nossas tendências para 2015. Sentem-se e deleitem-se com a nossa visão.

Tem em atenção o efeito epiléptico desta apresentação em ti.